CCI

Educação Infantil e Ensino Fundamental

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Buscar no site
Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON

Área restrita


Acesso Rápido

Notícias

Mais sobre Brasília 3º ao 5º JEA


Fatos sobre a construção da capital são relembrados em bate-papo com os alunos

Francianne de Fátima

Na manhã de hoje (23/04), dois dias depois do aniversário de Brasília (21/04), os alunos do 3º ao 5º JEA tiveram a honra de ouvir e conversar com Bernardo Sayão Neto, uma figura de relevante importância na história da capital. Seu avô, Bernardo Sayão, foi um dos engenheiros responsáveis pela construção e infraestrutura da cidade.  

Num bate-papo agradável, ele relembrou e relatou fatos que marcaram esse período, muitos deles, até então, desconhecidos pela maioria de nós. Dentre os acontecimentos citados, Bernardo destacou as construções de alguns monumentos, como a Ermida Dom Bosco, e falou da demarcação da estrada Belém-Brasília (feita com saco de padaria cheio de cal).

Outra curiosidade revelada diz respeito ao Palácio do Planalto, cujas tábuas foram utilizadas na primeira escola (atual La Salle), e à inauguração do Campo da Esperança. Infelizmente, seu avô inaugurou o cemitério, sendo o primeiro a ser enterrado lá. Aos 57 anos, o construtor de Brasília faleceu, vítima da derrubada de uma árvore que caiu sobre a barraca onde se encontrava, enquanto fazia a fiscalização das obras.

A tragédia foi lamentada por Juscelino Kubitschek, que se pronunciou com pesar: "Pela primeira vez na sua história, Brasília sustou a respiração, sentindo que lhe faltava ar nos pulmões. Havia tristeza e ansiedade. Respirava-se silêncio e consternação."

imagem

imagem

imagem

Curtam essas e outras fotos no nosso álbum. Clique aqui.


© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT
QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502
Telefones: (61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9115-5707

Facebook Twitter Google+ Instagram Gmail PositivoON