Escola colégio CCI

Teatro-“Memórias Póstumas de Brás Cubas" EM2ª e 3ª

Cia de Teatro encena obra machadiana cobrada no PAS/UnB para os alunos do Ensino Médio

Adaptação de Memórias Póstumas de Brás CubasConsiderado o romance que iniciou o Realismo no Brasil, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, é uma obra que conseguiu caminhar com o tempo e permanecer atual e viva no campo literário. Sua forte influência nos contextos históricos de várias épocas mostra a importância do autor, um dos responsáveis por impulsionar a literatura e a cultura brasileira a outro patamar. 

Toda essa influência explica a presença dos textos machadianos nas provas do Enem e nos processos seletivos das grandes Universidades Federais. Quem almeja uma vaga na UnB, por exemplo, precisa aprender a “conversar” com escritores que estimulam a inteligência do leitor. Simples não é, mas existem  possibilidades de isso acontecer e promover esse “diálogo”.

As adaptações cênicas da narrativa é uma delas. Nas dramatizações, a visualização literal do enredo torna mais clara a compreensão do que envolvera a trama, mesmo se tratando de uma sátira menipeia. Para facilitar o entendimento dos alunos, a Cia Teatral Hablado se apresentou no CCI e deu vida ao personagem defunto. A obra será cobrada na 2ª Etapa do PAS/UnB. 

Na interpretação, os atores mostraram detalhes ousados da história de um homem controverso,  cheio de dúvidas, certezas, paixões e medos. O relato das memórias de Brás, que mescla humor e sadismo nas principais cenas do romance, surpreendeu os estudantes. É por isso que a leitura de Machado de Assis nos conecta a uma sensibilidade que só encontramos numa arte de excelência.

Por Francianne de Fátima

imagem           imagem

imagem            imagem

Veja mais fotos no nosso álbum. Clique aqui.



Como podemos lhe ajudar?
Fale com o whatsapp do Colégio CCI.

Atendimento WhatsApp

ir ao topo

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT

QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502

(61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9.9115-5707 / E-mail: cci@portalcci.com.br