Escola colégio CCI

Mãos em negativo 6º ano

Técnica artística criada pelos nômades é representada com o uso do pó de café

Mãos em negativoFoi pela necessidade de se comunicar e descobrir maneiras de garantir a sobrevivência que os povos primitivos deram início às primeiras manifestações artísticas, como a arte rupestre, uma das características mais interessantes do Período Paleolítico. Quando estudamos esse período na escola, nos surpreendemos com a capacidade humana de criar sem recurso nenhum.

A falta deste não impediu o dito “homem das cavernas” de evoluir e mostrar toda a sua criatividade, explorando aquilo que dispunha. Nos relatos históricos, dentre as principais invenções culturais dos nômades estão as “Mãos em negativo”, uma técnica na qual se utilizava carvão, sangue de animais, ossos triturados, folhas de árvores e galhos secos para realizar registros nas paredes.

Na aula de Artes do 6º ano, a professora Mariane proporcionou essa vivência aos alunos. Assim como faziam os primitivos, deixando suas marcas nas rochas, eles usaram café e cola a fim de ilustrar as próprias mãos vazadas, só que no papel. O contorno em alto relevo, todo na cor amarronzada, contrastou com o interior onde não se fixou o pó. Ou seja, a parte em negativo. 

Por Francianne de Fátima

 

 

Mãos em negativo             Mãos em negativo

Mãos em negativo             Mãos em negativo 

Veja mais fotos no nosso álbum. Clique aqui.

Responsável

imagem


Como podemos lhe ajudar?
Fale com o whatsapp do Colégio CCI.

Atendimento WhatsApp

ir ao topo

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLAT

QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502

(61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9.9115-5707 / E-mail: cci@portalcci.com.br