Escola colégio CCI

Eu e minhas emoções MG1

Aspecto afetivo é trabalhado com atividades ligadas às sensações e sentimentos

O eu e as emoções da criançaNo Maternal Grupo 1, um dos focos das atividades pedagógicas diz respeito às emoções, sensações e necessidades afetivas das crianças. Esse trabalho é imprescindível e pode levar meses até que consigamos ver a sua evolução. Aquele chorinho que derrete corações é um dos fatores que explicam como elas lidam com o que sentem, quando os pais vão embora, por exemplo.  

Um dos recursos lúdicos que desenvolvem a consciência de si e o reconhecimento das próprias emoções é o uso de imagens associativas ao que sentimos em diversos momentos da nossa vida, inclusive na infância. Alegria, tristeza, choro, sorriso, raiva, medo, surpresa, atenção, carinho, dor, entre outros são algumas das sensações faciais que deixamos transparecer ao outro. 

Numa das atividades que as professoras realizaram, os alunos manusearam figuras de rostos com expressões distintas. Durante a brincadeira, eles reconheceram e imitaram as feições, ao mesmo tempo em que desenvolveram a linguagem oral e se reconheceram em tais, sobretudo chorando...rs. 

Aos poucos, esse tipo de atividade lhes confere a percepção e o entendimento de que os nossos sentimentos se mostram de formas diferentes. Com isso, as crianças vão amadurecendo, adquirindo equilíbrio emocional e aprendendo a lidar saudavelmente com os problemas. 

Por Francianne de Fátima

 

O eu e as emoções da criança          O eu e as emoções da criança

O eu e as emoções da criança          O eu e as emoções da criança 

Veja mais fotos no nosso álbum. Clique aqui.

Responsáveis

imagemimagem


Como podemos lhe ajudar?
Fale com o whatsapp do Colégio CCI.

Atendimento WhatsApp

ir ao topo

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLATa

QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502222

(61) 3048.8200 / / (61) 3048.8205 / / (61) 9.9115-5707 / //-mail: cci@portalcci.com.br