Escola colégio CCI

Encontro de Formação de Educadores EI ao 5º ano

Estímulo à criatividade e Ensino Especial foram temas da capacitação no CLAT

Encontro de Formação de EducadoresTodos os anos, as equipes de trabalho do CCI participam de cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional. O objetivo é viabilizar discussões e reflexões teórico-metodológicas e buscar se “antenar” com as inovações que vêm ocorrendo no campo da Educação, dadas as exigências relacionadas às práticas pedagógicas e as necessidades da nova geração.

Nos dias 13 e 14 de março, foi a vez da Educação Infantil ao 5º ano, além de monitores e bedéis, se reunirem no CLAT. Esse Encontro de Formação abordou o tema “A escola como estímulo da criatividade dos educandos”, com base nas inúmeras possibilidades de exploração de recursos lúdicos, contextualizados aos conteúdos, à rotina escolar e também familiar.

Depois de acomodados, os participantes realizaram atividades livres - trilhas, passeio a cavalo, piscinas, quadras, descanso da viagem, rodas de conversa, tudo muito à vontade. Organizados em grupos, os educadores iniciaram a programação na “estação dos jogos e contação de histórias”, onde brincaram, aprenderam e se desafiaram a descobrir novas maneiras de aplicá-los. 

Na sequência, as equipes estudaram e analisaram algumas tendências educativas - Letramento Matemático, Ensino Híbrido, Metodologias Ativas, Flipped Classroom (da Google) e Ensino Maker. De maneira diferenciada, cada qual fez uma síntese dos assuntos, apresentando diversas situações práticas e possíveis já desenvolvidas no CCI, mas que podem e devem ser aprimoradas. 

Com o Classroom (sala de aula virtual), por exemplo, os professores otimizaram o tempo de estudo e criaram mais oportunidades de aprendizado e conhecimento por meio da tecnologia. Na aplicação da cultura maker, a produção própria e o despertar de habilidades são incentivados nas experiências que vivenciam. Assim, o aluno torna-se protagonista do seu desenvolvimento intelectual.  

Dando continuidade, os docentes ainda pontuaram os desafios da educação especial, num bate-papo conduzido pelo SOE. Sob as orientações e explicações do biólogo Francisco Sales, todos fizeram o plantio de mudas, com ênfase na preservação ambiental. Para finalizar esse encontro de novos saberes, o público feminino recebeu um brinde em homenagem ao Dia da Mulher. 

Por Francianne de Fátima

Encontro de Formação de Educadores          Encontro de Formação de Educadores

Encontro de Formação de Educadores          Encontro de Formação de Educadores

Veja mais fotos no nosso álbum. Clique aqui.

Responsáveis

imagemimagemimagem

Como podemos lhe ajudar?
Fale com o whatsapp do Colégio CCI.

Atendimento WhatsApp

ir ao topo

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLATa

QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502222

(61) 3048.8200 / / (61) 3048.8205 / / (61) 9.9115-5707 / //-mail: cci@portalcci.com.br