Escola colégio CCI

Arte como instrumento de reflexão EM3ª série

Isolamento social e temas correlatos são retratados em produções artísticas que destacam o senso crítico dos alunos

A Arte como instrumento de reflexãoLogo no início das aulas “ao vivo” pelo YouTube, os professores do 9º ano e Ensino Médio focaram nas Obras do PAS/UnB pertencentes a cada etapa do programa, com uma revisão do que já fora estudado antes da suspensão das atividades escolares. Como os temas estão interligados e são cobrados de forma interdisciplinar na prova, os educadores uniram as disciplinas correlatas.  

Mesmo com a necessidade de estudo presencial e de estratégias eficazes para melhor compreensão dessas obras e dos seus respectivos momentos históricos, a contextualização dos assuntos tem sido adaptada também aos acontecimentos, inclusive políticos, dessa época atípica que temos vivido. A pandemia COVID-19 foi uma das questões abordadas em Artes, Música e Redação. 

Considerando as diversas manifestações artísticas ocorridas durante a Ditadura, por exemplo, quando a arte passou a ser um instrumento de contestação política que tentava driblar a censura, os alunos foram convidados a fazer algo semelhante. Tendo como base toda essa situação gerada pelo Coronavírus, eles teriam que criar um material reflexivo usando elementos de sua preferência.

Por meio de música, paródia, instalação, desenho, escultura, vídeo, documentário, charges, etc, a proposta era que “dissertassem” acerca dos problemas que a pandemia tem causado à sociedade. Dentre os mais evidentes estão o desemprego, a violência doméstica, os casos de depressão, a economia brasileira, as fake news, o papel social da mídia e o sistema de saúde. 

Algumas produções foram compartilhadas com a professora Camila. Nestas, evidenciou-se o senso crítico dos adolescentes, que foi expresso em poema, como fez Milena Mendes, pintura em aquarela, trabalho de Lorena Alves, ilustração crítica (agressão feminina), criação de Júlia Figueiredo, cartaz informativo, de Gabrielly Christinne, e charges demonstrando o antagonismo do isolamento no cotidiano de milhares de famílias, idealizadas por Iago Souza e Arielle Vale. 

Por Francianne de Fátima 

PS.: “Deus concede sabedoria, entendimento e felicidade às pessoas que nEle têm o seu prazer (...)” Eclesiastes 2:26. Temos ou não temos visto isso acontecer em nossas vidas, mesmo em tempos tão difíceis? Muito mais o Senhor fará, pois até aqui nos sustentou com a força da Sua destra. Ele domina sobre todas as coisas (1 Crônicas 29:12) e continuará nos conduzindo nessa travessia que tanto tem nos ensinado...

A Arte como instrumento de reflexão               A Arte como instrumento de reflexão

A Arte como instrumento de reflexão              A Arte como instrumento de reflexão 

Veja as fotos no nosso álbum. Clique aqui.

Responsáveis

imagemimagemimagem


Como podemos lhe ajudar?
Fale com o whatsapp do Colégio CCI.

Atendimento WhatsApp

ir ao topo

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLATa

QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502222

(61) 3048.8200 / / (61) 3048.8205 / / (61) 9.9115-5707 / //-mail: cci@portalcci.com.br