Escola colégio CCI

Opinião em Quadrinhos 6º ano

Questões sociais, como racismo e bullying, são destaque das produções de HQs

História em Quadrinhos Não sei com você, mas os gibis da Turma da Mônica me despertaram o gosto pela leitura na infância. Ter uma revistinha daquelas era motivo de muita alegria a mim e aos meus irmãos. Bastava começarmos a ler, que de longe se ouvia as gargalhadas, principalmente as minhas...kkkkkkkkk. E hoje, esse encantamento não mudou, apesar do “banquete” da tecnologia.  

Prova disso é que as Histórias em Quadrinhos continuam em alta e ainda estão no “páreo” com as diversas formas e recursos de entretenimento que temos à disposição. Não é por acaso que são estudadas na escola, utilizadas em jornais, exames nacionais, vestibulares ou apenas nos livros didáticos, como gênero textual que narra histórias com desenhos e textos.   

Ao estudar suas características, o 6º ano pôde aplicá-las nas redações sobre algum dos assuntos/questões sociais sugeridos pela professora Danielle: pandemia, discriminação racial, trabalho infantil, bullying, fake news, preservação do meio ambiente, discurso de ódio ou fábulas. 

Os trabalhos deveriam conter balões expressando sensações distintas (fala normal, gritos, sussurros, choro, pensamentos, risos...). Outra especificidade das HQs são as onomatopeias, termos que reproduzem sons: toc-toc (batendo na porta), cabrum (trovão), tic-tac (ponteiros do relógio), sniff (choro), etc. Muitos desses elementos foram evidenciados na reflexão dos temas escolhidos. 

Por Francianne de Fátima

imagem              imagem

imagem              imagem

Veja mais fotos no nosso álbum. Clique aqui.

Responsável

imagem

Como podemos lhe ajudar?
Fale com o whatsapp do Colégio CCI.

Atendimento WhatsApp

ir ao topo

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLATa

QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502222

(61) 3048.8200 / / (61) 3048.8205 / / (61) 9.9115-5707 / //-mail: cci@portalcci.com.br