Escola colégio CCI

Brinquedo folclórico 1º JEA

Trava-língua, parlenda e outros elementos do Folclore aperfeiçoam a leitura e a escrita

Dia do FolcloreNo mês de agosto, a professora Adriana contextualizou as aulas no 1º ano JEA a uma data bem característica da cultura brasileira - o Dia do Folclore. Na escola, é possível realizar várias atividades relacionadas ao tema, já que essa data foi decretada em 1965 pelo Congresso Nacional. A justificativa está na sua relevância nos aspectos antropológico, social e artístico.  

Nos encontros virtuais, a turma conheceu algumas curiosidades e costumes folclóricos. Entre os tais, estão lendas, músicas, danças, festas regionais e personagens mitológicos, como Saci Pererê, Mula sem cabeça, Iara, Boto Rosa, Vitória Régia, Caipora, Curupira, Negrinho do Pastoreio e Boitatá.  

Para envolver a leitura e a escrita nesse contexto, a educadora incluiu trava-línguas, adivinhas, ditado mudo e parlendas nos exercícios. De casa e com a atenção redobrada, as crianças também confeccionaram brinquedos que fazem parte desse evento cultural. A peteca e o bilboquê foram feitos com materiais recicláveis, que podem e devem ser aproveitados.    

Por Francianne de Fátima

 

 

 

imagem             imagem

imagem             imagem

Veja as fotos no nosso álbum. Clique aqui.

Responsável

imagem

Como podemos lhe ajudar?
Fale com o whatsapp do Colégio CCI.

Atendimento WhatsApp

ir ao topo

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLATa

QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502222

(61) 3048.8200 / / (61) 3048.8205 / / (61) 9.9115-5707 / //-mail: cci@portalcci.com.br