Escola colégio CCI

Às nossas Alfabetizadoras

Alfabetizar...um ato de amor que transforma a vida dos pequenos

Dia Mundial da AlfabetizaçãoAlfabetizar é mais que talento, é um dom que Deus concedeu a pessoas escolhidas a dedo.

Alfabetizar é iniciar uma jornada sabendo que esta não se finda quando as crianças concluem a etapa. As marcas desse trabalho as acompanham durante toda a vida escolar.

Alfabetizar é saber que os avanços de cada um devem ser respeitados e aplaudidos. As flores têm o tempo certo para desabrochar e colorir um jardim. Deixemos que as nossas desabrochem no seu tempo também.

Alfabetizar é valorizar o “be-a-bá” que se descobre e se constrói entre erros e acertos constantes.

Alfabetizar é não dormir, mesmo quando apenas “um” ainda não lê e não escreve.

Alfabetizar é entender que esse “um” é peça indispensável e insubstituível nesse quebra-cabeça que conta as histórias que vivemos juntos. 

Alfabetizar é compreender que as conquistas só são significativas quando as enxergamos nos detalhes do dia a dia, muitas vezes despercebidos aos nossos olhos. 

Alfabetizar é não medir esforços para promover um ambiente lúdico, motivador e cheio de estímulos à aprendizagem.

Alfabetizar é correr riscos, é perseverar em meio às incertezas, é enfrentar o desconhecido e enxergá-lo como grande aliado para o alcance da recompensa tão desejada.  

Alfabetizar é testemunhar o primeiro rabisco de uma letra, a primeira pronúncia de um fonema e a formação da primeira palavra, com a certeza de que acompanhamos, milimetricamente, cada passo.

Alfabetizar é também garantir que esses passos sejam firmes e permaneçam alinhados quando surgirem obstáculos durante a travessia.

Aliás, alfabetizar é construir pontes, é descobrir atalhos, é derrubar barreiras para chegar do outro lado. 

Alfabetizar é, mais do que nunca, se reinventar de todas as maneiras possíveis.

É “subir” no palco com cenários e figurinos diferentes e apresentar o espetáculo que “transporta” os pequenos para a escola e os faz se sentirem bem pertinho da gente.  

Enfim, alfabetizar é tirar força da fraqueza para que a Educação resista ao descaso, ao desrespeito, às muitas dificuldades que sempre encontra no caminho e continue sendo a nossa maior riqueza.  

Alfabetizar é, portanto, uma conquista diária. As crianças vibram, os pais se orgulham, mas são os professores que celebram, com risos e choros, a oportunidade de ensiná-las a ler o mundo e de torná-las capazes de viver coisas novas e melhores a cada experiência com a leitura e a escrita. 

E às nossas alfabetizadoras, Paulo Freire tem um recado precioso: “Só desperta paixão por aprender quem tem paixão por ensinar”. É por isso que o trabalho que elas realizam no CCI é EXCEPCIONAL!

PS.: O Dia Mundial da Alfabetização é comemorado em 08 de setembro. Mas hoje, amanhã e todos os dias, podemos e devemos celebrá-lo. Afinal, alfabetizar é transformar vidas em qualquer idade...

Por Francianne de Fátima

imagem            imagem

imagem            imagem

Veja mais fotos de alguns momentos dessa fase no nosso álbum. Clique aqui.

Responsáveis

imagemimagemimagemimagem
imagemimagemimagemimagem
imagemimagemimagemimagem


       

Como podemos lhe ajudar?
Fale com o whatsapp do Colégio CCI.

Atendimento WhatsApp

ir ao topo

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI, CCI Sênior & CLATa

QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502222

(61) 3048.8200 / / (61) 3048.8205 / / (61) 9.9115-5707 / //-mail: cci@portalcci.com.br