Escola colégio CCI

Emoções...Como lidar com elas - 5º ao 8º ano

Bate-papo sobre autoconhecimento fortalece as defesas emocionais dos alunos

Pensando sobre as emoçõesAs nossas emoções não passam despercebidas aos olhos de ninguém. Segundo a Neurociência, elas são respostas/reações fisiológicas instantâneas do nosso organismo a um estímulo relevante. Ou seja, é a maneira como o cérebro percebe as informações que chegam a nós por meio de “gatilhos” que podem vir de pessoas, acontecimentos e se revelar em qualquer um dos sentidos.

Já o sentimento, que todos confundimos com emoção, é a leitura, o que pensamos sobre esses estímulos. Isso quer dizer que os sentimentos nascem nos pensamentos e, a partir destes, surgem os comportamentos que são a expressão do que decidimos fazer com o que fora pensado. Essa distinção comprova que é na mente que criamos a nossa própria realidade.  

Para refletir acerca da relação entre emoção, sentimento e comportamento, os professores desenvolveram atividades de autoconhecimento com os alunos do 5º ao 8º ano. Com a apresentação de situações reais e relatos espontâneos, a proposta consistiu em fortalecer as defesas emocionais.

Um dos reflexos da pandemia, além das milhares de vidas perdidas para o Coronavírus, foi o aumento de doenças psiquiátricas como o transtorno de ansiedade, a depressão e a síndrome do pânico. O período de isolamento, o medo do inesperado e as incertezas quanto à ação do vírus foram alguns dos fatores que fizeram surgir novas vítimas, inclusive entre os adolescentes.

Com o interior fragilizado, não conseguimos reagir positivamente aos momentos difíceis, tampouco vencê-los. E nesse bate-papo, os educadores trataram o assunto de forma leve e esclarecedora para que entendessem que as situações, até mesmo as ofensas do outro, não precisam ocasionar atitudes inadequadas. Em todos os contextos, nós é que decidimos a maneira de reagir a eles.

Dentre as estratégias que podemos usar a fim de blindar o coração contra esses ataques emocionais é fazendo pactos de felicidade. Eu decido que a tristeza, que as palavras destrutivas não vão me vencer. Quando coloco isso para o cérebro, ele próprio me traz essas táticas de defesa. E então, os meus pensamentos só poderão gerar em mim as reações que eu permitir.

É claro que não vamos sair gargalhando o tempo todo, mas é importante vivenciarmos emoções boas e ruins e criarmos um repertório de comportamentos adequados. Para finalizar essa aula emocionalmente equilibrada (rs), os alunos do 5º se avaliaram no termômetro das emoções, sinalizando-as com emojis, e os do 6º ao 8º realizaram testes de empatia e autocontrole. 

Por Francianne de Fátima

Veja mais fotos no nosso álbum. Clique aqui.

imagem            imagem

imagem            imagem

Responsáveis

imagemimagem

Como podemos lhe ajudar?
Fale com o whatsapp do Colégio CCI.

Atendimento WhatsApp

ir ao topo

© Copyright 2000 Todos os Direitos Reservados - CCI & CCI Sênior LTDA

QN - Samambaia/DF - CEP 72.319-502

(61) 3048.8200 / (61) 3048.8205 / (61) 9.9115-5707 / E-mail: cci@portalcci.com.br