A afinidade com a Matemática começa a ser construída na infância, já nas séries iniciais. Quando chega na escola, a criança traz uma bagagem cultural dessa área mesmo não tendo o conceito formado. A partir de tais conhecimentos, os docentes podem tornar a disciplina encantadora e atrativa com o uso de recursos que vão facilitar esse processo cognitivo de descobertas. Um deles é a Caixa Matemática, tão usual e indispensável à aprendizagem. Em Pedagogia, os estudantes entenderam bem o quanto a ferramenta é rica, lúdica e versátil ao confeccionarem uma.
Além do colorido estético que lhe conferiu beleza, o objeto continha uma variedade de materiais facilmente criados e/ou encontrados em casa. Tampinhas, palitos de picolé, material dourado, ábaco, formas geométricas, massa de modelar, miniaturas de números e letras, bolas coloridas, sapateiras e tantos outros mimos didáticos compunham a caixa. Na aplicação de uso dos mesmos, os acadêmicos fizeram referência aos sete processos mentais defendidos por Sérgio Lorenzato (2006): correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação. Eles ainda trouxeram sugestões de planos de aula considerando a estrutura da Taxonomia de Bloom.
Por Francianne de Fátima
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