Fortalecendo a Redação: o Júri Simulado como ferramenta de aprendizagem no 8º ano
Com o objetivo de incentivar o interesse dos estudantes pela leitura e escrita, a professora Mara Macedo, em parceria com a disciplina de Filosofia, organizou um Júri Simulado com as turmas do 8º ano. A atividade discutiu o tema controverso da redução da maioridade penal no Brasil, buscando desenvolver a capacidade argumentativa dos participantes e valorizar a redação. A iniciativa surgiu após a constatação de que muitos adolescentes têm priorizado o uso de dispositivos eletrônicos, o que tem impactado negativamente seu desempenho na leitura e escrita.
Durante o Júri Simulado, os estudantes assumiram os papéis de advogados e promotores, construindo argumentos consistentes e refutando opiniões opostas sobre o tema sugerido. A atividade contou com a participação especial de Danilo Mendes, ex-aluno da escola e advogado, que atuou como juiz, garantindo a imparcialidade dos debates. Professores convidados atuaram como jurados, avaliando as equipes e premiando aquelas que apresentaram os argumentos mais convincentes, proporcionando uma experiência prática que fortaleceu a composição e a argumentação.
O resultado foi extremamente positivo, evidenciado pela significativa melhora na elaboração de teses e argumentos dos jovens. Além de promover o senso crítico e a participação ativa, a atividade reforçou a importância da redação e da argumentação, não apenas para o desempenho escolar, mas também para a formação de cidadãos conscientes. Assim, os alunos se aproximam cada vez mais do ideal de serem verdadeiros Agentes da PAZ e do BEM, prontos para atuar em uma sociedade mais justa e democrática.
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